Jornal “O Estado” é digitalizado. 

alzemi-machado-biblioteca-estadual-digitalizacao-edicoes-jornal-do-estado

Iniciado em 2013, numa parceria entre a Biblioteca Pública de Santa Catarina e o IDCH (Instituto de documentação e Investigação em Ciências Humanas) da Udesc, o trabalho já digitalizou 84% dos títulos do século 19. No próximo ano, a Biblioteca Pública deve lançar o 1º Seminário da Hemeroteca, no qual pretendem incluir no acervo publicações que estão em arquivos próprio e inacessíveis ao grande público. “O Estado tem mais de 200 mil páginas publicadas, já digitalizamos mais de 13 mil e agora entramos no próximo volume.

Alunos de programas de extensão do Departamento de História, coordenado pelo professor Reinaldo Lohn, trabalham no projeto fazendo seleção, catalogação e digitalização das páginas. O projeto também inclui participação de acadêmicos de biblioteconomia. “De certa forma é um investimento barato diante do valor educacional e científico que esse material tem”, explica Lohn.

Com a digitalização dos arquivos, pessoas que estão em outras regiões do Estado não precisam vir até a Capital para consultar uma edição de “O Estado”, ou qualquer outro periódico já digitalizado. “A biblioteca é estadualizada, mas de certa forma havia essa restrição”, diz Machado.

Fonte: http://ndonline.com.br/